O CAMOCIM CLUBE

O CLUBE

O Camocim Clube de Futsal ou Camocim Clube é um clube de futebol de salão sediado na cidade de Camocim, Ceará, a 360 km de Fortaleza. O político local Genézio Vasconcelos foi um dos responsáveis pela formação da equipe nos primeiros trabalhos. Conhecido como 'A Seleção',  a equipe usa as cores azul e amarelo ora azul e branco, e manda seus jogos no Ginásio Poliesportivo Murilo Aguiar.

TEMPOS DE GLÓRIA

A equipe camocinense ganhou notoriedade no esporte no início da primeira década do Século XXI, quando conquistou o Campeonato Cearense de Futsal de 2001, ao bater a equipe de Canindé na final. No início do ano seguinte conquistou o Zonal Norte/Nordeste da Taça Brasil de Clubes, jogando a fase final mas ficou em 7º lugar. Liderada pelo notável treinador Abelardo Marques, o "Choia".

Ainda em 2002, o Camocim Clube conquista o primeiro bicampeonato de um time do interior do Estado ao derrotar na final seu arqui-rival, o tradicional
Sumov  Atlético Clube por 6x1 em Fortaleza. Em 2003, o sucesso continua com o bicampeonato norte-nordestino da Taça Brasil e a 5ª colocação geral, melhor feito de um time cearense depois dos 6 títulos do Sumov. No mesmo ano, o Camocim chega à sua 3ª final consecutiva no Estadual, mas perde para o Ceará Sporting Club por 2x1 no jogo da volta, após um empate de 4x4 na ida. Com o vice-campeonato, o Camocim Clube não poderia participar do Zonal N/NE da Taça Brasil em 2004, mas como ajudou o Ceará nas despesas, participou como convidado e fez mais uma boa campanha: foi vice-campeão, perdendo para a equipe do A.A. Ananindeua. Nesse período de destaque, a Seleção de Camocim revelou vários grandes jogadores do futsal, como Valdin (foto à direita) que está atualmente no Santos e defende a Seleção Brasileira, sendo campeão pan-americano em 2007.

A DECADÊNCIA

No fim de 2004, com a transição do Governo Municipal e a falta de investimento das empresas locais, o Camocim perde seu treinador e seus principais jogadores, sendo que a maioria transferiu-se para o time da cidade vizinha, o A.D. Granja, que viria a ser Campeão Cearense de Futsal em 2007. Outros viriam a ser bicampeões com o Horizonte F.C. em 2009 e 2010. Sem as estrelas, A "Seleção" começou a fazer campanhas modestas no Estadual, até que finalmente, acabou se licenciando do torneio.

O RECOMEÇO


 Em 2010, o Camocim Clube começa a dar sinais de que irá se reerguer, o time com um base bem jovem conquista o vice-campeonato do Torneio Intermunicipal (uma espécie de '2ª divisão' estadual), perdendo para o Limoeiro FC na final. Apesar de derrota, a Seleção foi premiada com o melhor goleiro da competição: Vinícius (foto à direita). Empolgados com o bom desempenho, a equipe com apoio do advogado Marcos Coelho, está buscando investimentos das entidades locais, resultando na confirmação do Camocim Clube no Campeonato Cearense de Futsal de 2011. (Ver última notícia AQUI ).

Vida Longa, Camocim Clube!

TÍTULOS
 
Taça Brasil de Clubes - Zonal N/NE: 2002, 2003
Campeonato Cearense de Futsal: 2001, 2002


OUTRAS CONQUISTAS
5º colocado na Taça Brasil
Vice-campeão norte-nordestino em 2004
Vice-campeão cearense em 2003
Vice-campeão intermunicipal em 2010




 
Formação do Camocim Clube em 2010


Seguidores